Restauração Florestal no Estado do Rio de Janeiro

Desenvolvimento e implementação de modelo de gestão de grandes projetos de restauração florestal no Estado do Rio de Janeiro

O Estado do Rio de Janeiro apresentou nos últimos anos expressivo desenvolvimento econômico, caracterizado pela instalação de diversos empreendimentos de grande porte, que por sua vez demandaram a implantação de extensos projetos de reflorestamento oriundos de medidas compensatórias.

O acompanhamento destes projetos torna-se um desafio em função da complexidade das atividades envolvidas, do número limitado do corpo técnico dos órgãos fiscalizadores e da necessidade de aprimoramento das técnicas de monitoramento dos plantios.

reflorestamento Bacia rio Caceribu

reflorestamento Bacia rio Caceribu

Em função do atual cenário, no dia 13 de agosto de 2013 foi firmado um Convênio entre a Petrobras, o INEA e a Ecoatlântica visando o desenvolvimento e implementação de modelo de gestão de grandes projetos de restauração florestal no Estado do Rio de Janeiro. Desenvolvemos também ações de monitoramento, normatização e apoio a governança florestal estadual.

monitoramento de reflorestamento em Guapiaçú

monitoramento de reflorestamento em Guapiaçú

Neste monitoramento realizamos medições e observações específicas das áreas plantadas, através de indicadores e parâmetros, com a finalidade de verificar a evolução do projeto, podendo ser dimensionada sua magnitude e avaliada a eficiência da restauração. A elaboração do registro dos resultados do monitoramento é de fundamental importância tanto para o responsável pelo plantio como para o atendimento a legislação vigente no Estado do Rio de Janeiro.  Os parâmetros estabelecidos para o monitoramento também é fundamental para que os projetos de restauração possam ser acompanhados, diminuindo a subjetividade e permitindo a comparação com outros projetos dentro do mesmo tipo de vegetação  (atualmente para fins de monitoramento são floresta, restinga e mangue). A padronização dos monitoramentos tem como objetivo a criação de modelo que uniformize e reduza a subjetividade na análise dos projetos.

monitoramento intramuros COMPERJ

monitoramento intramuros COMPERJ

medição em reflorestamento COMPERJ

medição em reflorestamento COMPERJ