Campanha muriqui mascote Rio 2016

O primeiro mascote da história Olímpica ligado à causa da preservação global

A Ecoatlântica liderou, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a campanha para que o muriqui fosse escolhido mascote dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. A campanha teve como objetivo apresentar o maior primata das Américas à população, criar mecanismos que viabilizem a saída da espécie da lista crítica de animais ameaçados de extinção e, como legado olímpico, trabalhar para viabilizar o repovoamento, com muriquis, de uma lista de florestas preservadas do Brasil.

O muriqui tem a cara do Rio, a cara dos Jogos. Sua principal característica, o abraço, é também um traço típico do carioca. O abraço é também um símbolo perfeito da união dos povos, e está representado na própria logomarca da Rio 2016. O muriqui é também um primata pacífico e gosta de viver em grupos, como o brasileiro. Até os movimentos do primata, ao pular entre árvores, lembram o de um atleta olímpico.

Caso fosse escolhido, seria o primeiro mascote da história dos Jogos Olímpicos associado à causa da preservação global da biodiversidade. Nada mais justo que a escolha de um mascote tão simbólico ocorresse no país mais biodiverso do mundo.

Escolher o muriqui seria também preservar a espécie, que hoje está entre as 100 mais ameaçadas da fauna mundial, segundo a IUCN. Restam menos de 3.000 macacos da espécie, que é nativa dos estados com ocorrência de Mata Atlântica, como o Rio.

A campanha foi apoiada por uma enorme lista de formadores de opinião, entre os quais os primatólogos Russell Mittermeier e Jane Goodall; a diretora-geral da IUCN, Julia Marton-Lefèvre; o cientista Thomas Lovejoy; o secretário do Ambiente do Rio, Carlos Minc; o dono do Grupo Virgin, Richard Branson; músicos como Gilberto Gil, Chico Buarque e Ney Matogrosso; atores como Camila Pitanga, Letícia Sabatella, Sérgio Marone e Marcos Frota; o chef Claude Troisgrois, entre muitos outros.

Para mais informações acesse:

http://www.muriqui2016.com.br/

https://www.facebook.com/ecoatlantica

https://www.facebook.com/muriquimascote2016