Banco Público de Áreas para Restauração do Estado do Rio de Janeiro

O Instituto Estadual do Ambiente – INEA em parceria com a Sociedade Eco-Atlântica e a Petrobras desenvolveu o Banco Público de Áreas para Restauração – BANPAR no âmbito das iniciativas previstas no Convênio para criação de modelo de gestão para o desenvolvimento e implementação de grandes projetos de restauração florestal no Estado do Rio de Janeiro.
O objetivo do BANPAR é criar um cadastro de áreas para restauração no Estado do Rio de Janeiro e torná-lo disponível em tempo real, aproximando os empreendedores que possuam compromissos ambientais dos proprietários de terras com interesse na restauração florestal.
A inscrição no Banco de Áreas para Restauração é sem custo, devendo ser realizado pelo proprietário ou posseiro de imóveis privados ou pelo gestor de áreas públicas e não representa compromisso formal e nem quaisquer obrigação decorrente dos custos da restauração florestal. As informações são de caráter declaratório e de responsabilidade do proprietário/gestor. Não serão divulgados os nomes nem a localização dos imóveis ao público.
O Banco de Áreas poderá ser acessado e consultado por qualquer interessado em investir em restauração florestal sob a anuência da Gerência do Serviço Florestal do INEA através de página na internet.

Condições para inscrição de áreas

 Poderão ser cadastradas áreas públicas e privadas.

 Sobre a área não pode existir obrigações administrativas ou judiciais determinando a sua recuperação.

 Preenchimento do formulário de cadastro no BANPAR

Maiores informações:

http://www.inea.rj.gov.br/Portal/Agendas/BIODIVERSIDADEEAREASPROTEGIDAS/Gestaoflorestal/BANPAR/index.htm&lang